Outono nos Picos de Europa

 
 

Um bosque intocado no seu pico outonal cercado por cordilheiras montanhosas calcárias. Este bosque mágico será a nossa base para os próximos dias desta aventura no coração dos Picos de Europa. Vens connosco?

 

🏔️ Expedição outonal à cordilheira ocidental do Parque Nacional de los Picos de Europa

🗓️ De 25 a 28 de outubro de 2025

🥾 Nível de dificuldade: ⭐⭐⭐☆☆

🌄 Adequada a pessoas que estejam habituadas a caminhar. Sem passagens técnicas.

🧭 Guiada por João Ambrósio e Ricardo Sousa

👣 Grupo de aventureiros: mínimo 6 | máximo 12

🛏️ Alojamento: 1 noite em pousada | 2 noites em refúgio de montanha

💰 Custo: 390€ (adultos) e 290€ (jovens com idade igual ou inferior a 23 anos)

💳 Pagamento: 50% na inscrição e os restantes 50% até ao dia 15 de setembro

💔 Política de cancelamento: O pagamento é 100% reembolsável até ao dia 15 de setembro

👋 Inscrição: preencha o curto formulário abaixo. Entraremos em contacto por email assim que possível

  • Este dia está reservado para a viagem até ao Parque Nacional de los Picos de Europa. Esperamos-te no alojamento para te receber e acomodar.

  • Depois do pequeno-almoço iremos falar do que vamos viver nos próximos dias e fazer os últimos ajustes nas mochilas. Começamos a nossa aventura por trilhos menos explorados onde atravessaremos bosques património da humanidade no seu auge Outonal. Aqui as faias e os carvalhos dominam e vão-nos oferecer as suas mais belas paletas de laranjas e vermelhos. Ao início da tarde chegamos ao prado de Vegabaño, um sítio mágico, onde vamos ficar alojados nas próximas duas noites, num refúgio de montanha em regime de meia pensão. A simpatia dos nossos anfitriões, a lareira e a comida caseira vão-nos aconchegar depois da caminhada.

  • No dia seguinte iremos subir ao ponto mais alto da nossa aventura, praticamente nos seus 2000 metros de altitude. O bosque da Costa Fria irá dar o seu lugar à montanha. Dali teremos vistas impressionantes da cordilheira ocidental dos Picos de Europa, quiçá acompanhados pelos seus habitantes de quatro patas, as camurças-dos-pirenéus, que se mostram muitas vezes curiosas perante as visitas a tão altas altitudes. De volta ao refúgio, o resto do dia será livre. Poderás ler, passear, fotografar o bosque à tua volta ou mesmo registar numa aguarela a palete de cores dos bosques que nos rodeiam. A meio da tarde, iremos dar uma curta caminhada que irá cruzar o rio Dobra até chegarmos a um enorme carvalho com mais de 500 anos de idade, a que dão o nome de El Roblón. Ao voltar ao refúgio fazemos um pequeno desvio e subiremos a um balcão natural onde teremos perspetivas únicas do vale e das enormes montanhas que se erguem, imponentes, mesmo diante dos nossos olhos. A caminho vamos poder ver diferentes espécies de árvores e, algumas delas, com características incríveis. Se a meteorologia estiver do nosso lado será um culminar de dia especial.

  • Depois do nosso último pequeno-almoço, recolhemos os nossos pertences no refúgio e, já com alguma saudade, despedimo-nos dos nossos anfitriões. Iniciaremos a nossa descida que se irá desenrolar por um caminho distinto. Teremos oportunidade de vislumbrar, de outra perspetiva, alguns dos pontos percorridos nos dias anteriores. Chegamos ao carro a tempo de regressar a casa nesse mesmo dia. A viagem de volta será feita a contar as histórias e a recordar os bons momentos vividos neste lugar tão especial que tivemos o privilégio de chamar casa nestes últimos dias.

O que está incluído?

  • Sessão Zoom de introdução da excursão e ajuda na preparação (cerca de um mês antes).

  • Uma noite numa pousada com pequeno-almoço incluído.

  • Duas noites em refúgio com pequeno-almoço e jantar incluídos.

  • Seguro de acidentes pessoais.

  • Acompanhamento de dois guias durante toda a excursão.

O que não está incluído?

  • Alimentação não especificada.

  • Viagem de ida e volta. Contudo, mais perto da data, iremos tentar organizar um sistema partilhado de transporte.

Estes dias foram surpreendentes! Desde a conexão com a natureza, à humana. Repletos de paisagens imponentes da montanha e cores deslumbrantes do bosque. Os nossos bons guias acrescentaram carinho, aventura, humor e conhecimento em cada detalhe e caminhada
— Susana
Inesquecível experiência que me abriu a porta para os Picos de Europa. Três dias maravilhosos entre montanhas e vales, cores de outono e neblina. A repetir, sem dúvida!
— Alexandra
Viagem inesquecível, que dá vontade de repetir. As caminhadas foram incríveis, dando a conhecer lugares fora dos circuitos mais conhecidos dos Picos da Europa
— Cândida
 
Anterior
Anterior

Gerês Profundo

Próximo
Próximo

Verão em Família nos Picos de Europa