El Anillo Vindio dos Picos de Europa

Edição Especial - Eclipse Solar Total

 
 

Esta excursão é uma travessia de refúgio em refúgio pelo maciço ocidental dos Picos de Europa. Também conhecido por El Cornión, o maciço ocidental alberga uma diversidade incrível e única de paisagens.

Vamos atravessar a solidão dos picos calcários mais altos, lagos emblemáticos e bosques únicos que albergam árvores centenárias e muitos animais. É nesta envolvência diversa que iremos percorrer caminhos menos explorados onde a beleza será a constante.

Vem connosco nesta edição especial e irrepetível que irá culminar com um raro eclipse solar total que irá passar mesmo por cima do Parque Nacional. Vens connosco?

 

🏔️ Travessia da cordilheira ocidental do Parque Nacional de los Picos de Europa (El Anillo Vindio)

🗓️ De 8 a 13 de agosto de 2026

🥾 Nível de dificuldade: ⭐⭐⭐⭐☆

🌄 Adequada apenas a pessoas que estejam à vontade com alturas e com momentos mais técnicos que envolvam o uso das mãos para progredir

🧭 Guiada por João Ambrósio e Ricardo Sousa

👣 Grupo de aventureiros: mínimo 6 | máximo 10

🛏️ Alojamentos: 1 noite em pousada | 4 noites em refúgio de montanha

💰 Custo:

🐦‍⬛ Inscrições early bird até 31 de janeiro de 2026: 590€

⏰ Inscrições após 31 de janeiro de 2026: 640€

💳 Pagamento: 50% no ato de inscrição e os restantes 50% até ao dia 8 de julho

💔 Política de cancelamento: O pagamento é 100% reembolsável até ao dia 8 de julho

👋 Inscrição: preencha o curto formulário abaixo. Entraremos em contacto assim que possível

  • Este dia está reservado para a viagem até ao Parque Nacional de los Picos de Europa. Esperamos-te no alojamento ao final da tarde para te receber e acomodar. O jantar caseiro terá a companhia de mapas, que iremos usar para localizar a nossa futura aventura, antever eventuais dificuldades e projetar as belezas que nos esperam para os próximos dias.

  • Depois do pequeno-almoço iremos fazer os últimos ajustes nas mochilas. A nossa jornada começa no vale de Valdeón. Desceremos este vale até Caín, onde vamos caminhar parte da famosa ruta del Cares.

    Deixamos os caminhos mais percorridos e começamos a subir por um dos canais mais famosos dos Picos de Europa que nos irá levar ao seu maciço ocidental, também conhecido por El Cornión. Aqui começa o primeiro desafio da nossa jornada. Teremos de vencer um desnível acentuado até chegarmos às pradarias onde fica o nosso primeiro refúgio de montanha.

    Quando chegarmos ao topo iremos ser confrontados com uma vista magnífica da cordilheira central, também chamada Los Urrieles. Daqui ao refúgio será um piscar de olhos. Isolado e aconchegante, teremos finalmente o nosso merecido descanso.

    Com o Sol a pôr-se no horizonte, iremos saborear comida caseira e produtos locais, para um culminar de dia que se espera especial.

  • Começamos o nosso dia com um pequeno-almoço caseiro. Até aqui, no isolamento das montanhas, o pão aqui é feito no dia.

    Hoje espera-nos uma travessia menos exigente do ponto de vista físico. Iremos aproveitar para admirar a beleza deste caminho que passa pelos famosos lagos de Covadonga.

    De uma forma gradual, iremos ganhar novamente altura. Chegaremos finalmente ao nosso refúgio, que já foi usado como armazém de material de guerra na altura da fatídica Guerra Civil Espanhola. Iremos descontrair e recuperar energias para o próximo dia que se espera o mais exigente.

  • Hoje chegamos à etapa rainha dos Picos de Europa, onde cabe literalmente tudo. É a etapa mais longa entre refúgios do Parque Nacional. Teremos os cenários lunares dos caminhos dos grandes picos calcários e, mais tarde, a diversidade incrível de um dos bosques mais especiais da nossa Península Ibérica. Mas vamos por partes…

    Começaremos a subir e trocamos lentamente o chão verde pela rocha cinzenta dos grandes topos. Aqui somos confrontados com o isolamento da alta montanha. A palavra jou em espanhol e no contexto de montanha está associada a covões e, a partir de aqui, iremos de jou em jou e a olhar de muito perto para os gigantes calcários que se apresentam na sua totalidade para nós. Teremos, por vezes, de usar as mãos nas partes mais técnicas para ultrapassar os obstáculos que vão surgindo.

    Chegaremos depois a Vega Huerta no sopé do famoso pico de Peña Santa. Aqui iremos almoçar com vistas deslumbrantes para o maciço central e, quem sabe, com a companhia das curiosas camurças-dos-pirenéus, que nos visitam por vezes neste local. Daqui iremos atingir, sem grandes esforços, o ponto mais alto de toda a nossa travessia para começarmos finalmente a descer pelo Canal del Perro.

    Depois de tantos momentos altos parece difícil termos mais, mas a verdade é que estão apenas a começar. A montanha dá lugar a um incrível bosque atlântico cheio de diversidade e vida. Por baixo das copas das grandes árvores passaremos a um outro ritmo. A trilha leva-nos a um refúgio especial na pradaria de Vegabaño passando por um carvalho milenar e pelo local onde nasce o icónico rio Dobra.

    Chegados ao refúgio é hora do merecido descanso. Tomaremos banho com vista para a cordilheira que acabámos de percorrer e iremos saborear as iguarias preparadas com carinho pelos nossos anfitriões.

  • Neste dia iremos pernoitar no mesmo refúgio pelo que as caminhadas serão feitas com a mochila mais leve. Iremos ascender ao Pico Jario, a cerca de 2000 metros de altitude. Do topo teremos vistas impressionantes da cordilheira ocidental dos Picos de Europa bem como das extensas florestas desta região. Iremos certamente ver de muito longe alguns dos pontos do dia anterior.

    De volta ao refúgio, terás algum tempo para ler, passear, fotografar o bosque à tua volta ou mesmo registar numa aguarela a palete de cores dos bosques que nos rodeiam.

    Ao final de tarde, iremos subir a um balcão natural onde teremos perspetivas únicas do vale e das enormes montanhas que se erguem, imponentes, mesmo diante de nós. Como se não bastasse, do lado oposto às montanhas desenrola-se um raro eclipse solar total. Neste miradouro o pôr-do-sol é muitas vezes especial, mas este promete ser verdadeiramente inesquecível.

    Depois do jantar iremos ainda realizar uma saída noturna onde iremos fazer algumas observações astronómicas e escutar o bosque que nos rodeia.

  • Um frondoso bosque de faias separa-nos do nosso ponto de partida. Iremos atravessá-lo tranquilamente enquanto imergimos na tranquilidade matinal do bosque, pautada pelo canto dos pássaros. Passaremos por locais com vistas panorâmicas sobre o vale de Sajambre e Valdéon. Saímos do bosque e iniciamos uma descida que nos começa lentamente a devolver a uma realidade mais rural.

    Chegamos à aldeia de Posada de Valdéon a tempo do almoço, antes de seguirmos para casa. À volta de uma mesa asturiana iremos relembrar os melhores momentos da nossa jornada e fazer o balanço de uma travessia que irá ficar na nossa memória.

O que está incluído?

  • Sessão Zoom de introdução da excursão e ajuda na preparação (cerca de um mês antes).

  • Uma noite numa pousada com pequeno-almoço incluído.

  • Quatro noites em refúgio com pequeno-almoço e jantar incluídos.

  • Seguro de acidentes pessoais.

  • Acompanhamento de dois guias durante toda a excursão.

O que não está incluído?

  • Alimentação não especificada.

  • Viagem de ida e volta. Contudo, mais perto da data, iremos ajudar a organizar uma possível partilha de transportes.

 
Anterior
Anterior

Alta Catalunya

Próximo
Próximo

Gerês Profundo